Follow:
Nômades Digitais

Nômades Digitais – Guia do Trabalho Remoto

_r1_c2

Se você continua lendo esta série de Posts isso significa que algo acabou nascendo dentro de você e nós conhecemos esse sentimento, já estivemos no seu papel também…

Se você perdeu o primeiro post da série, não deixe de conferir, este é o link para ele: Post #1

_r1_c3

 Preparação

Me convenci! Vou sair do meu trabalho agora!

Vamos com calma, pequeno padawan. Já pensou nas responsabilidades que um trabalho remoto traz consigo? Não é todo mundo que tem o necessário para conseguir trabalhar remotamente. Para isso, é preciso:

  • Disciplina
    • Hoje é bem fácil perder o foco das atividades, seja porque estamos no computador a um clique do Facebook ou de um blog de humor, ou porque estamos acampando nas Bahamas e a vista é simplesmente magnífica. Se você é o tipo de pessoa que adora procrastinar terá dificuldades em fazer o seu trabalho, pois não terá um chefe pegando no seu pé por causa daquele prazo apertado. Você será seu chefe, então não terá ninguém lembrando você que precisa entregar aquele job.
  • Motivação
    • Esta, talvez, seja a mais fácil de encontrar, mas não menos difícil de manter. Se você procurar manter sua motivação para a entrega dos trabalhos, terá sucesso na sua caminhada nômade. Motive-se por estar viajando, por não ter horários a cumprir, motive-se em uma vista bonita ou uma companhia agradável e verá que sua vida é mais bonita do que imagina.
  • Local de Trabalho
    • Você deve saber que mesmo no Brasil algumas cidades não tem rede móvel de internet e as vezes nem internet cabeada. Se você for para outros países, como locais mais remotos, você enfrentará o mesmo problema. É preciso um bom planejamento de rotas para evitar esse tipo de situação. O local de trabalho deverá ser tratado com atenção sempre que existir uma mudança de rota.

_r1_c1

Ok, quero viajar, mas onde posso trabalhar?

Agora talvez tenha chegado a hora de você se perguntar: “existe alguma chance de eu exercer a minha função quando eu for viajar ou de maneira remota?” Em vários casos você precisará somente de alguns ajustes e verá que pode facilmente adaptar o seu trabalho atual para a vida nômade. Com algumas ferramentas como Tablets, Notebook, Dropbox, Skype, Banco Online, 4G e email, você já poderá começar a trabalhar em qualquer lugar do mundo! E não precisa de um escritório para ser produtivo <3

Se você tem um trabalho que pode ser feito de maneira remota, tente conversar com o seu chefe e argumentar sobre como será mais produtivo e mostre como irá custar menos para a empresa você não estando fisicamente lá. Se mesmo você concordando que a sua presença no escritório é apenas um luxo e eles não deixarem você fazer de maneira remota, talvez você deva repensar se está sendo valorizado como pessoa e não só como um número. Talvez seja uma boa oportunidade de pensar em procurar outro trabalho. Na nossa visão, essa é a prova de que você não é valorizado como ser humano no seu trabalho atual.

Existem países onde a legislação não possibilita que se trabalhe (facilmente) de maneira remota. Para empresas brasileiras pode-se trabalhar como CLT ou PJ fazendo Home Office, mas você terá que ir algumas vezes fisicamente na empresa para resolver certas burocracias.

Algumas profissões que você pode ter como nômade digital:

  • Escritor
  • Blogueiro
  • Revisor de Textos
  • Editor
  • Professor Online
  • Guia de Viagens
  • Promoter
  • Web Designer
  • Desenvolvedor
  • Tradutor
  • Fotógrafo

Estes são apenas alguns exemplos, mas existem centenas mais. E se você não vê nesta lista o seu trabalho dos sonhos, invente ele! Quer algo melhor do que ser dono do seu próprio negócio?

Se você se interessar por algo diferente, poderá trabalhar em fazendas orgânicas em troca de alimentação e estadia, mas esse assunto merece um post só para ele!

E só para instigar sua vontade de ser nômade, deixo uma foto da vista do “meu escritório” enquanto escrevo este texto! <3

escritorio

 

Está programando sua viagem?

Então que tal ajudar o blog enquanto usa as mesmas ferramentas e serviços que nós usamos para nossas viagens? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão pela indicação! Olha que legal:

Reserve o seu hotel, busque um sofá ou fique em um resort tudo com a garantia do melhor preço em Booking.com

Comentários

Comentários

Previous Post Next Post

9 Comments

  • Reply Luciana de Andrade

    Muito interessante o seu post! Acho que quem deseja trabalhar assim tem que ter foco e muita força de vontade porque as vezes o exterior pode atrapalhar. Infelizmente na minha profissão não tem como, somente como blogueira que exerço como um Hobbie mesmo.
    Acho que essa liberdade é maravilhosa hein, claro com compromisso mas melhor do que ficar trancado num lugar. bjs
    http://www.simplesmeteciana.com

    November 5, 2016 at 2:17 pm
    • Reply Maíra Sobieski

      É verdade, Luciana. É preciso ter foco para trabalhar em lugares lindos!
      Obrigada e beijinhos <3

      November 6, 2016 at 7:27 pm
  • Reply Flavi - Memórias de uma Guerreira

    Genteeeeeee!
    Tenho que falar uma coisa em primeiro lugar, que blog mais lindo!
    Nunca tinha visitado e achei maravilhoso!
    E outra coisa, ganhar dinheiro com o que amamos não tem preço não é mesmo?
    A árdua jornada de trabalho acaba nos deixando mal por muitas vezes, e não é que fazer uma “loucura” dessas não seria maravilhoso?

    November 5, 2016 at 10:59 pm
    • Reply Maíra Sobieski

      Flaviiiiiii, sua querida! Obrigada! <3
      Trabalhar com o que amamos não tem preço MESMO! Acho que essa é a chave do sucesso para tudo o que fazemos na vida. Fazer o que amamos :)

      November 6, 2016 at 7:25 pm
  • Reply Bela

    Uma das minhas metas é conseguir que o blog chegasse a se auto divulgar e que assim eu pudesse trabalhar de onde quer que eu estivesse!
    Maravilhoso post e dicas!
    A Bela, não a Fera | Youtube A Bela, não a Fera | Fã Page no Facebook

    November 6, 2016 at 1:13 pm
    • Reply Maíra Sobieski

      Oi Bela! Bora trabalhar para isso acontecer que alguma hora vai rolar! Beijo e muito obrigada! <3

      November 6, 2016 at 7:24 pm
  • Reply Duds

    O trabalho de vocês é incrível! Mais pessoas deviam saber como é possível ser nômade e trabalhar ao mesmo tempo. Eu levo essa vida há um ano já. Não viajo, mas meu sonho era ter liberdade de horário e lugar. E poder viajar quando quiser né hehehe Pedir demissão foi a segunda coisa mais dificil, a primeira foi contar pra familia… heheheh

    November 6, 2016 at 7:27 pm
  • Reply Ana Mastrochirico

    Eu e meu noivo somos designers e estamos pensando seriamente em embarcar nessa de de trabalho remoto, nem que seja por pelo menos um ano de nossas vidas. A maior duvida é como trabalhar remoto com freelas em outro país, como receber? tem que ter uma conta bancaria especial? isso que sempre me deixa em duvida. Enfim, mas to adorando ler esses posts, que da um incentivo a mais pra gente! <3

    January 12, 2017 at 1:15 am
  • Reply Bruna

    Que incrível! Eu tenho um amigo que é louco para viajar o mundo, mas ainda não criou coragem. Eu volta e meia me pego pensando nisso também… Ainda não é o meu momento, mas quem sabe um dia, né? Já dei uma geral no blog de vocês e me senti muuuito tentada, hehehe. Obrigada pelas informações, elas certamente serão muito úteis. ❤
    Beijos!

    January 13, 2017 at 9:05 pm
  • Leave a Reply